Três pessoas morreram e 14 ficaram feridas. Segundo os Bombeiros, a suspeita inicial é de que a explosão teria sido provocada por vazamento de gás. Franciele Silva de Jesus, 20 anos, foi uma das pessoas que conseguiu escapar do desabamento
Joelma Gonçalves/g1
Franciele Silva de Jesus, 20 anos, que está desempregada foi uma das pessoas que conseguiu escapar do desabamento de uma edificação, no Bairro Santo Antônio, em Aracaju. Três pessoas morreram e pelo 14 ficaram feridas, duas permanecem internadas.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 SE no WhatsApp
“Agora temos a certeza que perdemos”, diz jovem que morava no local com o marido e uma filha de nove anos.
Segundo ela, na hora da explosão foi tudo muito rápido. “Eu estava em casa com o meu marido e conseguimos fugir . Foi uma sensação de muito medo e insegurança”, relembrou.
Explosão e desabamento em Aracaju; 3 pessoas morreram e 3 estão desaparecidas
A família conseguiu voltar ao local e retirar algumas roupas e documentos, nesta segunda-feira (1º), com ajuda de profissionais do Corpo de Bombeiros. “Agora estamos na casa da minha irmã até que possamos refazer as nossas vidas”.
Segundo os Bombeiros, a suspeita inicial é de que a explosão teria sido provocada pelo vazamento de gás de um botijão no pavimento térreo da edificação de dois andares, que abriga 44 apartamentos e fica no fundo de uma residência. O local foi isolado para atendimento da ocorrência. Ainda de acordo com os Bombeiros, a edificação não era regularizada pela instituição. 40 homens do Corpo de Bombeiros atuam no local nesta manhã.
“Estamos de forma contínua fazendo o trabalho com as equipes de busca e salvamento e com as equipes de cães. Um trabalho integrado com a Defesa Civil para que a gente possa estabilizar as estruturas e fazer a prospecção atrás das vítimas. Quanto à possibilidade das três vítimas desaparecidas estarem com vida, o Corpo de Bombeiros acredita que é possível, até que a gente consiga chegar nelas e poder avaliar o quadro delas”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, Fábio Cardoso, acrescentando que trata-se de um trabalho lento e detalhado.
Ainda de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, nesta manhã, algumas estruturas que apresentaram instabilidade foram escoradas. Além disso, foi feita a limpeza em uma rota de fuga mais apropriada, facilitando o trabalho de cães farejadores, que indicaram dois pontos onde estão concentradas as buscas pelas vítimas.
Equipes de resgate continuam trabalhando após após explosão e desabamento em residencial de Aracaju
Anderson Barbosa/ TV Sergipe
O coordenador da Defesa Civil Estadual, Luciano Queiroz, informou que as equipes realizam o trabalho de retirada dos escombros e escoramentos das paredes no local.
“Trabalho de formiguinha, pois há risco de colapso de uma parte da estrutura do prédio. Só vamos parar após a retirada desses desaparecidos. Estamos dando o suporte técnico com os engenheiros e levantamento de logística para atuação”, disse Luciano Queiroz.
Parte de residencial desabou após explosão em Aracaju
Redes Sociais
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), ainda nesta segunda, uma equipe do Instituto de Criminalística irá ao local da ocorrência para fazer uma avaliação meticulosa para identificar as causas da explosão e do desabamento do prédio.
Ainda segundo a SSP, a Polícia Militar atuou em apoio no local da ocorrência e a Polícia Civil vai instaurar inquérito policial para apurar os detalhes da ocorrência, com base nas informações compartilhadas pelo Corpo de Bombeiros e Perícia.
Nota SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nesta manhã que, as vítimas socorridas pelo Samu foram encaminhadas para o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) e Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva. As vítimas que apresentavam escoriações leves foram atendidas no local do acidente e após avaliação receberam alta.
Um jovem de 18 anos foi encaminhado ao Huse, precisou passar por um procedimento cirúrgico oftalmológico e continua recebendo assistência da equipe multidisciplinar do hospital. O estado de saúde é considerado estável e não faz uso de droga vasoativa.
O paciente de 70 anos que deu entrada no Huse no dia do acidente foi transferido para a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) com 90% da área corporal queimada. Permanece entubado, sedado e em uso de drogas vasoativas para manutenção da pressão arterial. Segue em cuidados intensivos e o estado de saúde é considerado grave.
Uma criança de 8 anos recebeu atendimento na Unidade Pediátrica de Alta Complexidade Dr. José Machado Souza do Huse, onde foi avaliada pela equipe médica e recebeu posterior alta hospitalar.
Uma paciente de 59 anos chegou consciente e orientada e foi atendida pela equipe multidisciplinar com alta das especialidades de neurocirurgia e cirurgia bucomaxilofacial.
Tenda de apoio para trabalho das equipes de resgate.
Anderson Barbosa/ TV Sergipe
Mortes
As vítimas fatais foram identificadas pelo Instituto Médico Legal (IML) como:
Isla Solimar Batista Santos, 20 anos
Weslly André Santos, 20 anos
Guilherme Alves de Souza, 21 anos
Os três tinham lesões principalmente na região da cabeça e algumas escoriações no corpo. Segundo o diretor do IML, Victor Barros, as três mortes aconteceram por “ação contundente” provocada pelo desmoronamento da unidade residencial, atingindo as vítimas.
Veja mais fotos da ocorrência:
Imagens internas do imóvel atingido pela explosão provocada pelo botijão de gás em Aracaju
Arquivo pessoal
Estrutura de casa desaba após explosão por vazamento de gás em Aracaju
Corpo de Bombeiros
Equipes vão virar noite no local
Isabelle Marques/g1
Bombeiros falam com moradores em frente ao local do desabamento
Isabelle Marques/g1
Idoso recebe atendimento do Samu após explosão em Aracaju
Redes Sociais/ Reprodução
Corpo de Bombeiros isola área durante ocorrência de explosão em Aracaju
Gabriel Xavier/ TV Sergipe
Explosão em residência de Aracaju deixa feridos
Redes Sociais
Fonte: g1 SE
Deixe o seu Comentário