O plano é alcançar boas notas no Enem para tentar uma vaga em universidades públicas pelo Sisu; conseguir bolsa Prouni; ou tentar adiar o pagamento pelo Fies. Jeane Machado quer voltar para o curso de psicologia
Joelma Gonçalves/g1
Após trancar o curso de psicologia em uma faculdade particular de Aracaju, no ano passado, por falta de condições financeiras, Jeane Machado, de 24 anos, vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) para ter uma nova chance no curso.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 SE no WhatsApp
O plano é alcançar boas notas no exame para tentar uma vaga em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu); conseguir bolsa pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni); ou tentar adiar o pagamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
“Sem Enem a gente não tem oportunidade, a não ser fazer vestibular de faculdade e pagar”, disse.
A jovem veio da cidade de Itaporanga D’Ajuda, 33 quilômetros distante da capital, para fazer o curso e morar sozinha, mas as dificuldades bateram à porta.
“Fiquei por três meses pensando, mas fazendo contas, estava ficando impossível, é muito sacrifício. Chorando, decidi trancar”, disse a candidata.
Jeane começou a trabalhar em um shopping para conseguir se manter na capital, mas o foco continuava sendo os estudos de psicologia.
“Surgiu o pensamento de que não sou capaz mais, mas agora estou mais confiante”.
Mais sobre o Enem
Neste domingo (5), 65.538 pessoas devem fazer o Enem em Sergipe, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre os inscritos as mulheres são maioria (40.528 inscritas). Já os homens são 25.010 inscritos.
No estado, são 175 locais de prova e 2.187 salas de aplicação. As provas acontecem em 34 municípios do estado, entre os que concentram o maior número de inscrições estão: Aracaju (24.585); Itabaiana (4.514); Lagarto (3.759); Nossa Senhora do Socorro (3.698) e São Cristóvão (2.807).
Fonte: g1 SE
Deixe o seu Comentário