O Centro de Excelência Governador Lourival Baptista realizou na sexta-feira passada (16/12/2022) um projeto com a participação de todos os alunos, uma das eletivas selecionada a ser apresentada foi “Corpos: A moda do seu jeito” e a professora responsável por essa eletiva foi a Patrícia Aires, a mesma teve a ideia de produzir um desfile abordando a temática. Teve como seu braço direito o aluno Flávio Cleberson, que auxiliou a professora dando todo o suporto necessário para que fosse possível a realização do evento.
Patrícia Aires, professora responsável pela matéria de Artes, afirmou durante uma entrevista que teve a ideia de fazer o desfile na sua eletiva, mas que o tema “corpos” foi abordado pelo aluno Flávio, instantaneamente ele agarrou a proposta. Segundo ela, quando foi proposto o tema logo pensou: É, é isso! A moda é corpos mesmo, porque você precisa se adequar a determinado tipo de roupa, a roupa é discutível no corpo. Tem corpo magrinho, corpo gordinho, corpo reto, corpo de curva… então, a roupa se adequa a cada corpo. O pensamento seguiu por essa linha, se a palavra corpo veio, iremos usar essa.
“Quando eu comecei a pensar no sentindo da moda, do corpo, eu levei muito para meu pessoal. Primeiro pela estrutura das pessoas de Porto da Folha, indiferente, a mulher diferente, do corpo diferente… Então, veio logo esse pensamento, por que não?” disse Patrícia.
A mesma afirma que antes possuía um tabu monstruoso, sempre achando que não podia ou não deveria usar certo tipo de roupas pôr medo do que iam comentar, até analisar tudo em volta e começar a se entender, se aceitar. A estrutura de um lugar pode fazer você criar o pré-julgamento sob as pessoas que residem ali, no entendo, sabemos que muitas vezes o olhar fala, agride e machuca. A eletiva veio para mostrar a importância de respeitar as diferenças dos corpos, abrindo um caminho para a discursão do que realmente é bonito e do que é dito como bonito.
Patrícia Aires.
Dentro da eletiva também foi trabalhado: cores (o significado, a energia que cada cor transmite) criatividades nos desenhos, pensamentos, corpos (tamanhos).
Patrícia afirmou durante a entrevista que as pessoas (na sua grande maioria) têm medo de como serão vistas, tem medo do que vestir, e não conseguem aceitar a si mesmo por conta de um padrão. Essa proposta também é ligada ao corpo masculino, trazendo a importância de ser visto e respeitado, como ele é.
O evento foi realizado às 11h no pátio da escola, tendo como modelos os próprios funcionários, estudantes e por fim, uma participação especial. Todos participaram de forma positiva, trazendo consigo o REAL para dentro da passarela.
Fernanda Barros.
Como forma de reflexão, a professora deixa um recado positivo para que as pessoas possam realizar um processo de aceitação, ela diz:
“se olhem no espelho, para que possam se enxergar no modo literal. Isso é para que você possa ter um momento de descoberta com você mesmo.”
Por Larrissa Freitas – estudante de jornalismo
Supervisão de Cleynan Lima – Jornalista (registro 0091155/SP)
Confira agora, fotos do evento:
Deixe o seu Comentário