Neste final de semana, 21 e 22, a cidade de Porto da Folha, em Sergipe, foi palco de um espetáculo vibrante e tradicional: as quadrilhas juninas. O evento atraiu moradores locais e visitantes de cidades vizinhas, todos ávidos por apreciar as danças e a cultura típica do São João nordestino.
Diversas quadrilhas se apresentaram, cada uma trazendo seu estilo e temática, mas todas com o mesmo objetivo: celebrar a festa junina com alegria, cores e muito ritmo. Os trajes coloridos, os passos sincronizados e a animação dos dançarinos contagiaram público presente.
Entre as quadrilhas participantes, tivemos “As Novinhas da Tapioca”, que mais uma vez levou muita irreverência para o evento, a “Pinga Fogo”, formada por alunos da Escola Municipal Rodrigues Velho, trouxe passos mais tradicionais e com destaque para Maria Bonita e Lampião. A quadrilha “Cactos do Sertão” se apresentou maravilhosamente bem e teve seu ápice com a encenação do teatro do Auto da Compadecida. “Os Nordestinos”, do povoado Lagoa da Volta, apostou em vestimentas de cores fortes e belas coreografias, voltando a impressionar o público presente e a “Flor Matutina” mais uma vez fez valer a tradição do povoado Umbuzeiro do Matuto e deu um show recebendo os aplausos entusiasmados dos espectadores. As juninas citadas representaram a cidade anfitriã. De Gararu, vieram as juninas “Vida Nordestina” que participou pela primeira vez e impressionou com uma coreografia complexa e figurinos que lembra o imaginário popular através dos folguedos e a “Cordel Encantando”, do povoado Lagoa rasa, que exaltou o rio São Francisco e distribuiu muita simpatia na apresentação. Já a “Carcará”, de Amparo do São trouxe uma apresentação emocionante, contando a história das lutas das mulheres do nosso país por mais respeito e valorização. “Cordel Encantando”, veio das Alagoas, mais especificamente do povoado Lagoa Comprida, encantou com sua energia contagiante e a representação da natureza enaltecendo a Amazônia.
Além da apresentação das quadrilhas juninas no III Festival, tivemos também as brilhantes participações dos grupos de danças “Os “Cangaceiros do Sertão”, “Os Cangaceiros de Lampião Retrô”, “Meninos de Ouro” e o teatro “O Velório Suspeito”, todos se apresentando de uma forma magnífica que agregou muito ao Arraiá.
Além das danças, o evento contou com barracas de comidas típicas, como pamonha, canjica, milho assado e diversas outras delícias que são tradição nas festas juninas.
A festa junina em Porto da Folha foi um verdadeiro sucesso, a TV A.N transmitiu ao vivo por mais de 8h pelo YouTube e pela NetFolhaTV e contou com o trabalho de mais de 10 profissionais e reforçou a importância da preservação e valorização das tradições culturais nordestinas. O evento não só proporcionou entretenimento de qualidade para os presentes e para os internautas, mas também fortaleceu os laços comunitários e promoveu o turismo local.
O Arraiá de Encher e Mear contou com a colaboração do comércio local e o apoio da Prefeitura Municipal de Porto da Folha, através das secretarias municipais de Cultura, Saúde e Educação, como também da Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito.
No próximo ano, a expectativa é de que o evento cresça ainda mais, atraindo quadrilhas de outras regiões e aumentando ainda mais o brilho desta festa tão querida pelos brasileiros.
Confira algumas fotos
Deixe o seu Comentário