Na manhã deste sábado, 21, um gato-do-mato foi encontrado morto na rodovia que dá acesso ao povoado Ilha do Ouro, na cidade de Porto da Folha, Alto Sertão Sergipano.
Segundo o site de pesquisa wikipédia, o gato-do-mato-pequeno, gato-macambira, pintadinho, mumuninha, gato-lagartixeiro, chué, gato-maracajá-mirim, macarajaí ou gato-maracajá (nome científico: Leopardus tigrinus) é um mamífero da família dos felídeos (felidae) originário da América Central e América do Sul. É aparentado à jaguatirica e ao gato-maracajá. É listado como vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), e a população está ameaçada pelo desmatamento e conversão de habitat em terras agrícolas. Em 2013, foi proposto atribuir às populações de gatos-do-mato-pequenos no sul do Brasil, Paraguai e Argentina a uma nova espécie (Leopardus guttulus) depois que foi descoberto que não cruza com a população de gatos-do-mato-pequenos no Nordeste do Brasil.
“Eu estava passeando pela estrada da Ilha do Ouro e deparei lá com um gato-do-mato morto na beira da pista. Ou foi atropelado ou alguém o colocou ali. Ninguém sabe ao certo como foi que aconteceu.”, relatou o cantor e compositor Mano do Sertão.
O que há de certeza é que o felino vem se tornando cada vez mais raro de ser encontrado na fauna portofolhense.
Por Cleynan Lima – Jornalista 0091155/SP
Deixe o seu Comentário