Conecte-se Conosco
   

Local

Buraqueira recebe título de cidadã recifense Irmã Cilene foi homenageada na capital pernambucana

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 04, Jucilene de Souza, ou simplesmente Irmã Cilene, uma figura notável e respeitada, foi agraciada com o título de cidadã de Recife na Câmara Municipal da capital pernambucana. Esse reconhecimento é uma homenagem por sua dedicação e contribuição à comunidade local.

Jucilene de Souza, nasceu no dia 30 de julho de 1975, na cidade de Porto da Folha, no estado de Sergipe. É a penúltima de nove irmãos da família que seu José Luiz de Souza e dona Terezinha de Souza constituíram.

Começou a participar da pastoral vocacional da sua diocese em Propriá – SE dentre vários carismas e modos de vida, um lhe conquistou – este foi apresentado pelo Frei Angelino Caio Feitosa, OFM, no ano de 1991. Tratava-se de uma pequena família religiosa de Recife/PE: as Servas Franciscanas da Divina Providência.

No ano seguinte, com apenas 17 ano, resolve deixar os seus e a sua casa para viver na radicalidade do abandono de si mesma, nas mãos da Divina Providência. Passado os primeiros anos de formação, ou seja, aspirantado (1992) e postulantado (1993), a irmã Cilene foi admitida ao noviciado, etapa canônica e inicial da vida religiosa consagrada. A abertura do seu noviciado foi realizada na comunidade São Francisco, no Jordão Baixo, na cidade do Recife no ano de 1994, pelo padre Bruno.

Desde de sua saída da sua cidade natal, a irmã Cilene passou maioria da sua vida trabalhando e residindo na capital pernambucana, ou seja, desde dos seus 17 anos. Completam-se então no ano de 2024: 32 anos que dedica-se a missão cristã e social na cidade do Recife.

Ao subir à tribuna para fazer o seu pronunciamento, o vereador Felipe Alecrim (Novo), que foi o autor da indicação da honraria, contou um pouco da vida da homenageada. Disse que é a penúltima, entre os dez filhos de José Luiz de Souza e Terezinha de Souza.  “Além de vir de uma família cristã, a irmã Jucilene de Souza contou com o exemplo e o testemunho do padre Isaías Carlos Nascimento, do frei Angelino, entre outros, os quais a impulsionaram a escutar a voz de Deus”. O parlamentar afirmou ainda que “com apenas 17 anos, ela resolveu sair de sua residência para viver nas mãos da Divina Providência e se instalou no Bairro do Jordão [no Recife], onde sentiu o chamado à sua vocação mais fortemente”. O Vereador ainda acrescentou antes de finalizar seu discurso: “Eu não tenho a menor dificuldade em dizer que a reunião solene de hoje não é apenas para homenagear a senhora, irmã, mas para homenagear o Recife também, que ganhou a senhora como cidadã“.

Denisson Oliveira, sobrinho de Cilene, usou a tribuna para mostrar o orgulho de estar presenciando esse momento histórico: “É uma satisfação estar nesta casa, sei o quanto é importante para o povo de Recife!
Eu, como sobrinho e afilhado da irmã Juscilene, representando a família Souza, onde alguns hoje aqui estão presentes, resumirei um pouco a nossa família.
Temos Seu José como o patriarca, hoje com 99 anos de idade, aposentado, e Dona Terezinha a matriarca, in memoriam, ambos tiraram a maior parte do sustento da casa na agricultura, onde sustentaram 14 filhos, que te deram 22 netos e 20 bisnetos, dos filhos apenas 9 ainda estão vivos, e Maria Jucilene, conhecida por nós como irmã Cilene é a segunda mais nova.
Somos uma família humilde e tradicionalmente católica da cidade de Porto da Folha, situada no sertão de Sergipe, cidade de 28 mil habitantes que fica a 190Km da capital do estado, Aracaju.
Foi desta cidade que a irmã Cilene saiu com seus 17 anos para morar aqui em Pernambuco, se distanciando da família e amigos que te amam, que sentem saudades diariamente, pra cumprir um lindo papel dado por Deus que é servir a ele e a pessoas necessitadas. São mais de 30 anos nessa missão, sabemos da sua capacidade, da sua boa vontade, da sua paciência em cuidar daqueles que mais precisam

Foto: Instagram do Oratório da Divina Providência

Ao fazer o uso da palavra, Jucilene de Souza enfatizou: “Esse Título me faz tomar consciência que o que Deus plantou no meu coração nesta cidade, eu preciso fazer germinar, e isso eu não faço sozinha – mas com a ajuda de todos”.

Irmã Cilene assumiu a direção do Oratório da Divina Providência em 2010. O Oratório  fica em Campina do Barreto, no Recife, e atua na promoção dos direitos, no combate e prevenção à violência doméstica e sexual contra crianças, adolescentes e jovens. Oferece atendimento especializado e técnico em psicologia e assistência social, cursos profissionalizantes, seguridade alimentar, acompanhamento educacional, esportivo e tecnológico.

A dedicação e o espírito altruísta de Irmã Cilene servem de inspiração para todos, mostrando que, com empenho e amor ao próximo, é possível fazer a diferença onde quer que esteja.

Acompanhe momentos do evento em vídeos

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana