Conecte-se Conosco
   

Local

3 reses morrem em Porto da Folha e a suspeita é que foram picadas por cobra cascavel Sinistro aconteceu na região do Barro Bom.

Publicado

em

Imagem da internet

No último dia 15 de fevereiro em Porto da Folha, Alto Sertão sergipano, o vaqueiro da fazenda do saudoso Augustinho do Trator, que fica na região do Barro Bom (próxima ao Alto do Vincano e Canudos) se deparou com 3 reses mortas. A principal suspeita é que elas tenham sido picadas por cobra cascavel.

A cascavel (Crotalus durissus) é uma cobra venenosa da família Viperidae, e sua distribuição geográfica está restrita a América do Sul, da Colômbia até a Argentina de forma descontínua. Estas serpentes possuem um veneno neurotóxico, que atua no sistema nervoso e faz com que a vítima tenha dificuldades de locomoção e respiração. É uma serpente com hábitos predominantemente noturnos, é terrestre e pouco ágil. No Brasil, cinco subespécies de cascavéis podem ser encontradas em áreas do Cerrado, nas regiões áridas e semiáridas do Nordeste e em áreas abertas do Sul, Sudeste e Nordeste.
O ciclo reprodutivo das cascavéis brasileiras aparentemente é bianual, ou seja, ocorrem a cada dois anos. Elas são vivíparas e, portanto, o desenvolvimento embrionário ocorre dentro de ovos que se desenvolvem dentro do corpo da fêmea. A gestação dura de quatro a cinco meses e uma fêmea pode gerar de 6 a 22 filhotes numa mesma ninhada. A época de acasalamento das cascavéis aparentemente é influenciada pelas variações sazonais ocorrendo em períodos de alta temperatura e baixa precipitação (estação seca), com a prole nascendo no início da estação chuvosa. (https://www.infoescola.com/repteis/cascavel/)
Valmir de Boleiro, secretário de comunicação e governo de Porto da Folha, quase foi atacado por uma cascavel. O mesmo tem uma chácara na mesma região que ocorreram as mortes das reses.
Todo cuidado é pouco e, para maiores informações, entrar em contato com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) pelo telefone 79 99191-5535.
Por Cleynan Lima – Jornalista 0091155/SP

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana