Conecte-se Conosco
   

Esportes

Atletas do Centro de Excelência Quilombola 27 de Maio fortalecem representatividade nos Jogos da Primavera Na quadra do Geraldão, em Aracaju, o time do povoado Mocambo garantiu o segundo lugar

Publicado

em

Foto: seed

A edição de 2024 dos Jogos da Primavera está chegando ao fim, tendo sido repleta de muitas histórias de alegria, revelações e representatividade. O Centro de Excelência Quilombola 27 de Maio, localizado no povoado Mocambo, em Porto da Folha, participou da competição com 26 alunos atletas inscritos e chegou até a final do futsal feminino, um feito histórico para a unidade escolar da rede estadual de ensino. A partida, realizada nesta quarta-feira, 29, na quadra do Geraldão, em Aracaju, garantiu o segundo lugar ao time. Em primeiro lugar ficou o Colégio Ômega, da capital. A 40ª edição dos Jogos da Primavera é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel).

“Ver as nossas alunas chegarem até a final dos Jogos da Primavera foi um grande orgulho. O coração fica feliz demais. Foi difícil, e ficamos entre as duas melhores, com trabalho, determinação e garra. Muitas delas participaram pela primeira vez de uma grande competição. Considero todas campeãs. O sentimento é de dever cumprido”, comemorou o professor de educação física Glaucio Souza.

A escola participou este ano em quatro modalidades: xadrez, handebol, futsal e atletismo. Entusiasmada, a atleta Gabriele mostrou gratidão pela oportunidade de o time estar entre os melhores de Sergipe. “Chegar à final é inacreditável. Mostramos que a união faz a força. Estamos felizes e já pensamos nas próximas competições”, considerou.

A diretora do Centro de Excelência Quilombola 27 de Maio, Claudia Brás, estava no meio da torcida, demonstrando seu orgulho pela equipe. “A emoção foi muito grande em chegar pela primeira vez à final do futsal feminino. O coração é puro orgulho da raça dessas meninas, por sermos o primeiro centro quilombola do Brasil, por termos ainda as condições em processo de avanço. Essas meninas são guerreiras. Todas estão se revelando no esporte e já temos duas alunas sendo vistas por ‘olheiros’ de grandes times”, celebra.

Também na torcida, a professora de história Maria Nazaré Acácio dos Santos, que também é mãe de atleta, vibrava a cada drible do time feminino. Ela conta que o sentimento de ver a escola quilombola em destaque no esporte e nos Jogos da Primavera é gratificante e fortalece a representatividade da comunidade escolar. “Tenho muito orgulho de fazer parte do primeiro Centro de Excelência Quilombola 27 de Maio. Perdemos na partida final, mas o importante foi competir e estar aqui. Chegar até a final é um grande marco para o Quilombo Mocambo, para as nossas atletas, nossa história. Somos vitoriosos e orgulhosos da nossa trajetória”, ressaltou.

Por Acácia Merici – QUA, 29 de Maio de 2024

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana