Conecte-se Conosco
   

Cultura

Então… é Natal!

Publicado

em

Foto: Instagram @portodafolha_eterno

A cidade de Porto da Folha que fica localizada no alto sertão Sergipano carrega a palavra CULTURA com peso, pois ela tornou-se a junção de orgulho, respeito e admiração pelo povo buraqueiro (como é conhecido o Portofolhense). A cidade é conhecida pela tradicional festa do vaqueiro, mas os seus moradores também proporcionam todos os anos belíssimos natais, o que não é de muito conhecimento aos que não são da cidade.

Por vários anos (exceto os anos em que sucedeu a pandemia) são realizados diversos natais na cidade, os próprios moradores organizam esses eventos. Eventos esses que já se tornaram tradição, são totalizados seis natais, os mesmos se localizam na Rua Ex-combatente Pedro Alves da Rocha e Rua Coronel João Fernandes de Brito (rua de cima), Rua João Alves (rua da baixinha), Rua Major João Gonçalves (sete casas), Rua Silvio Romero (rua nova) e Lagoa salgada.

Todos os natais foram proibidos nos anos 2019 e 2020 por conta da pandemia em decorrência da COVID19.

Os eventos começam a partir dessa sexta feira 16/12 com o Natalzinho dá na Rua Nova às 17h e contará com a presença do papai Noel, com brincadeira do saco, de carrinho de mão, danças e shows de calouros e algumas bandas logo em seguida.

Estarão presentes os cantores da terra: Eduardo Oliveira, Wellington Magrinho, Matheuzinho o Neguinho, Alan Kelven o estouradinho, Henrique Estilizado, Kauan o Estouradinho e Edson Cigano.

Há 5 anos que esse Natal vem sendo organizado por Salmo (Salminho, como é conhecido), ele vem proporcionando momentos de descontrações com as brincadeiras e atrações que se fazem presente durante o evento, a maior parte dos patrocínios vem dos próprios moradores da rua o que leva ao mesmo da a permissão para que somente os moradores colocarem seus pontos de vendas, e assim obtenham o retorno necessário para continuar ajudando, e a outra parte vem do comércio local.

“Eu virei organizador porque gosto muito de ajudar ao povo, fui ajudar ao rapaz que organizava antes de mim (Nando) e continuei até hoje. Infelizmente esse será o último natal que organizarei, irei entregar!” Afirma Salminho sobre o Natalzinho da Rua Nova.

 

No dia 16/12 também será realizado entregas de brinquedos na Lagoa Salgada, mas o Natal só dará continuidade no dia seguinte 17/12, será realizada uma missa às 17:30 e depois terá o presépio, o bingo, e os shows que começarão a partir das 21h. Desde o ano 1995 que esse evento segue sendo realizado, trazendo alegria para o povo buraqueiro e afins.

Os fundadores do Natal foram: Janizete e Pedro Pedreiro. Logo em seguida Marlene do Sindicato tomou a frente do evento, contando ainda com o apoio de Janizete para distribuição de brinquedos. Atualmente quem está afrente da organização é Flaviana e Márcia, mas segue como o apoio de Marlene, que se mantém afastada pelo fato desse ser um ano de eleição.

“É uma sensação de medo, pois é desafiador colocar um evento desse sem o apoio necessário e a responsabilidade que é muito grande, mas é gratificante porque eu gosto de ver o povo satisfeito, até mesmo pelo retorno financeiro que a própria comunidade recebe!” Afirma Marlene do Sindicato.

A cidade contará também com o tradicional Natalzinho da rua de cima, que ocorrerá no dia 26/12, haverá uma missa às 18:00 que será transmitida pela TV AN. Também estão confirmadas as atrações: Djalma vaqueiro Apaixonado, Kuan Estouradinho, Denisson Silver e Eduardo Estilizado. O evento ocorrerá sobre a organização de Kleverton Ramos, e terá apoio da prefeitura e do comercio local.

O Natalzinho da Sete Casas também não ficará de fora, acontecerá no dia 28/12 às 18h e quem está a frente da organização novamente é de Ediran Horácio, mais conhecido como Coelinho. Esse evento contará com brincadeiras populares, parques, mágico, apresentações dos grupos de dança e shows ao vivo.

Às bandas confirmadas são: Jeninho Nogueira, Erinaldo Mockbel, Marcelo Dilima, Denisson Silver, E ainda tem uma atração a ser confirmada, o cartaz será divulgado a partir do dia 20.

O Natal da Sete Casas iniciou há 25 anos quando Zé Botão teve a ideia de pôr vispas, parques, arroz doce, mungunzá, morosa, e demais brincadeiras e comidas tradicionais… logo em seguida Coelhinho começou a ajudar e após isso com o consentimento de Zé Botão iniciou um novo ciclo, tão alegre e necessário quanto o outro. Brincadeiras de magicas, brinquedos doados, parques gratuitos, concurso de danças e shows foram inclusos na programação do Natal.

“Essa festa não é minha, essa festa é das crianças (e do povo)” afirmou Coelhinho durante uma entrevista. Falou também da satisfação que é esta a frente de um evento como esse, propagando alegria ao povo buraqueiro.

 

Dia 29/12 a partir das 22:00h será realizado o Natal da rua de cima, mais conhecido como “Natal de Marquinhos da rua de cima”. Esse Natal é antigo e já foi realocado, antes quem organizava era o Sr. Ariston trazendo brincadeiras como pau de cebo, quebra pote entre outras, também se faziam presentes as barracas de comidas tradicionais; logo em seguida o vereador Marcel da LL começou uma parceria e foi aí onde surgiu as primeiras bandas, por motivos de saúde Ariston entregou a organização ao sobrinho Marquinhos que seguiu com a parceria até o ano de 2020, e passou a organizar sozinho a partir do ano de 2021.

“Me sinto motivado ao ver o povo se divertir, eu não ganho nada com isso (financeiramente), o pessoal me ajuda, até mesmo monetariamente, eu vejo as pessoas da comunidade terem retorno financeiro e isso é prazeroso, sem falar que é uma tradição e eu gosto de cultivar tradições, e quero ser lembrado.” Afirma Marcos (Marquinhos da rua de cima).

 

Dia 30/12 às 18h ocorrerá o Natal da Rua da Baixinha, será realizada a 6° edição desse Natal cheio de brincadeiras, músicas, danças, sorteios e apresentações. Esse evento começou a acontecer após o “natalzinho de Medeiros” ser encerrado, então os organizadores começaram a promover esse evento para sua própria rua, trazendo as brincadeiras e apresentações como: Quebra pote, pau de cebo, danças e shows.

O primeiro natal da rua começou no ano 2015, e foram organizadores até 2017: Marlio Bernardino e Gilvan Machado, os mesmos são naturais de Porto da folha-se. A partir do ano de 2018 somente Marlio ficou responsável pela organização, ele arrecada brindes no comércio de Porto da Folha, também recebe ajuda de custo do pessoal que reside na mesma rua (esse dinheiro é voltado para os pagamentos de som, palco, e afins…), os prêmios arrecadados são sorteados durante o acontecimento do evento.

As bandas confirmadas para o evento são: Acássia Hits, Alan Santana, Gordinho de Luxo e Matheuzinho o Neguinho. (Apoio cultural da Sertão FM)

Segundo Marlio, a ideia de realizar o evento era para fazer com que sua banda de samba fizesse uma apresentação, que inclusive veio a acontecer no primeiro natal. O mesmo relata que é da rua de cima, porém reside há 15 anos na rua da baixinha “eu amo a rua em que moro!” afirma ele, e continua a dizer “o maior motivo para promover esse evento são os moradores, pois contribuem todo ano para o Natal acontecer.” Encerra ele ao explicar o porquê continuar promovendo o evento mesmo organizando sozinho.

 

Porto da folha é a única cidade que vai além de enfeites e iluminações na época de Natal, é uma cidade que todo ano renova o espírito natalino em união, respeito e alegria entre seus moradores. Uma cidade pequena que se localiza no alto sertão Sergipano, mas que tem um espírito acolhedor gigante, o abraço dessa cidade é quente igual sua temperatura, sua ternura está engatada com sua cultura, e de cultura esse lugar é rico.

 

 

                                                                                                                        Freitas, Larissa. Porto da Folha – SE.

Deixe o seu Comentário

Mais Visto da Semana